11 de abril de 2011

Dormindo com Pink Floyd

Confesso: nunca tinha lido nada sobre sono de bebês até lá pelos três meses do Téo. Um belo dia, estou na consulta com a pediatra e ela fala assim: “agora está na hora de ensinar Téo a dormir. Você precisa criar uma rotina de sono”. Fiz algumas perguntas sobre o assunto, mas, para não passar recibo de “mãe-relapsa-que-não-devorou-toda-a-biblioteca-sobre-criação-de-bebês”, deixei para me informar mais depois. Li algumas matérias de revistas especializadas, sites, juntei com o que ela tinha me dito e lá fomos nós.
Téo já dormia no quarto dele desde o primeiro mês de vida. Assim que voltei da casa da minha mãe, onde passei os primeiros dias, colocamos o pequeno direto no berço. Desde então ele dorme lá, de porta fechada e com a luz apagada (só tem uma luzinha bem fraquinha, mais para a gente não trombar em nada quando sai de lá). Então, esse desafio eu não tive que enfrentar, afinal, ele já estava bem acostumado com o quarto dele.
O segundo passo da rotina foi passar a dar um segundo banho nele no fim do dia, para relaxar. Tentei o badalado banho de balde, mas foi um fiasco. Ele detestou e chorou muito! Optei pelo tradicional banho na banheirinha mesmo, com aguinha morna e sabonetinho com perfume relaxante. Essa parte também foi moleza.
Depois eu vestia o Téo com a roupinha de dormir, diminuía as luzes do quarto (só um abajur aceso), colocava uma música para relaxar e dava de mamar. O CD que ele sempre ouviu para dormir é “Pink Floyd for babies”, que ele ganhou do vovô Geraldo e é super fofo e tranquilinho (além de ser uma tentativa para que o menino não me peça depois para ir ao show do Luan Santana).
A partir daí começou a complicar: o próximo passo era colocá-lo no berço ainda acordado. Até então eu tirava o menino do peito só quando ele já estava capotado. Se largasse o peito, mas ainda não estivesse dormindo, eu colocava de novo para mamar, até dormir! Aí eu passei a levá-lo para o berço assim que acabava de mamar. E ficava lá, até ele começar a fechar os olhinhos. E saía antes de ele dormir de vez, para acostumar a dormir sem a minha presença.
Essa foi a parte mais difícil. Às vezes, ele deitava, piscava os olhinhos uma vez, duas, três, eu saía e ele dormia. E a mãe exausta podia respirar aliviada por umas boas horas. Mas era bem comum que ele chorasse. Aí eu voltava para o quarto, balançava ele dentro do berço, cantava, fazia carinho para ele relaxar de novo. Ou então ficava lá para ele me ver, até que estivesse tranqüilo o suficiente para dormir.
Em último caso, tirava o Téo do berço, acalmava e colocava lá de novo. Aí recomeçava o processo. Engraçado que eu fazia isso por conta própria, achando que era ideia minha. Depois descobri que a Tracy Hogg recomenda isso...
Bom, fato é que na maioria das vezes funcionou, sim. Me custou muitas horas em pé ao lado do berço, muitas idas e vindas ao quarto dele... Mas preciso admitir que nem sempre eu cumpri à risca essa rotina. Teve algumas vezes em que ele chorou demais e eu tinha que dar aula (parece até que ele adivinhava que eu ia sair), e eu acabava colocando ele no peito de novo, para acalmar e ver se o sono chegava mais rápido.
Com o tempo ele foi se acostumando a essa rotina. Isso não quer dizer que sempre dê certo. Parece que tem épocas em que a criança está mais avessa a “regras”. Uma coisa que eu reparei, por exemplo, é que tinha dia em que ele não queria dormir porque estava sem sono. Aí era dureza. Ficava com o pé doendo de ficar plantada ao lado do berço, só para não dar a deixa para ele achar que podia me “manipular”, hehe...
E ele ter rotina de sono não quer dizer que tenha parado de acordar de noite para mamar!!! Ele acordava meia-noite, três da manhã e sete da manhã. E isso durou um bom tempo! Eu tinha lido que lá pelo quarto mês os bebês já não precisam mamar à noite. Pois Téo foi até o sexto mês acordando desse jeito, até pular a das três da manhã. Nessa fase eu comemorei. Dormir depois da mamada dele da meia noite e só acordar às sete foi um luxo e tanto!
Téo acordava e mamava mesmo, com vontade, esvaziava os dois peitos. Tem criança que acorda só para ir para o peito, fica lá cinco minutos e dorme. Nesse caso, é preciso “tirar a mamada”. A recomendação mais difundida é que o pai vá ao quarto (para o bebê não sentir o cheiro da mãe) e dê uma mamadeira com água. Quando Téo acordava fora de horário da mamada, Yuri fazia isso e dava certo, ele dormia de novo.
Hoje, ele dorme de oito da noite até oito da manhã. Direto, sem acordar. Desde que desmamou e não gostou da mamadeira, desistiu de acordar. Criar a rotina de sono, ficar plantada do lado do berço, tirar e por o menino duzentas mil vezes até ele desistir e dormir é o tipo de sacrifício que eu acho que vale a pena.
 PS: De dia, Téo dorme na cama do papai e da mamãe...


6 comentários:

  1. Que legal!! Preciso treinar isso Kat! Hoje o JV dorme às 21h30 e como o Téo acorda às 3h e depois às 7h! Mas ele sempre dorme mamando no peito! Raras as vezes deixei ele no bercinho só até dormir... Fico preocupada com a agonia dele e acabo pegando no colo! Rs! Mas pelo menos desde o 1 dia de vida ele ddorme no berço dele no quarto dele e com a luz apagada! ;)

    ResponderExcluir
  2. Então, Fabi, você está igualzinha a mim com o Téo! Na idade em que João está, é uma boa hora para começar a rotina de sono dele...
    Bjs e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Katrine, tô amando esse blog!!! :) Pelo menos não te perturbo mais com as mensagens no facebook... hehehe... Depois de alguns dias da Amanda acordando a noite toda, descobri: era falta de leite! Começou a mamar leite em pó ontem e... AMOU! Tadinha, acho que ela tava era só com fome mesmo... Mamou muito bem ontem... sozinha, segurando sua própria mamadeira... o orgulho da mamãe!!! Parabéns pelo blog! Tá uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  4. Tadinha! A Amanda é bem gulosa, né?! Ainda bem! Criança com apetite é meio caminho andado! Téo também está tomando NAN na mamadeira, agora que desmamou. Mas ele não gosta nem um pouco. Só toma com banana! Afe!
    Vamos promover mais um encontro do "casalzinho", que Téo está cobrando!
    Bjs e obrigada pela leitura!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Katrine! Li que a partir da 6a semana já é bom começar a deixar o bebe no berço ainda acordado. Tentei fazer isso logo na segunda semana, mas foi em vao. Agora, que ele caminha para os 2 meses de vida, tenho mais esperança. Hoje pela manha ele ficou bem uns 20 minutos sozinho no berço, naquele esquema em que os olhinhos vao fechando, fechando... Mas a droga do soluço chegou e estragou tudo. O resto do dia foi de irritação, mesmo eu deixando que ele durma durante a mamada. Céus!

    Um duvida: vc disse que , de dia, ele dorme na cama de voces. Mas é seguindo o mesmo ritual? beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza! Essa fase perto dos 2 meses foi a pior do Téo: ele tinha cólicas. Mas quando chegou o 3º, passou.
    Na nossa cama, ele dorme sozinho também, mas só passou a fazer isso quando ficou mais velho. Antes era carrinho ou berço. A gente deita ele no meio da cama, coloca a chupeta, aí ele vai rolando, pegando os travesseiros, resmunga e dorme! Desse jeito da foto. Uma soneca no meio da manhã, outra no meio da tarde. Essa coisa de travesseiros é perigosa até o bebê conseguir ser mais esperto para se virar, porque tem o risco de sufocar, né... Foi uma mania que ele desenvolveu lá pelo sétimo mês. Ele tem dois travesseirinhos no berço dele também, dos antissufocantes.
    Bjs

    ResponderExcluir

Comente e faça a blogueira feliz!